Porta-paletes (português europeu) ou paleteira (português brasileiro) é um equipamento utilizado para movimentação de paletes.

Normalmente as peleteiras possuem três rodas:uma roda no meio, logo abaixo da alavanca principal e outras duas situadas nas extremidades do garfo (ou forquilha), que ajudam a dar sustentação. Essa alavanca principal serve tanto para puxar como para empurrar a paleteira, quanto para elevar o garfo, e é similar ao movimento de um macaco-jacaré, utilizado em borracharias.

A paleteira é operada por apenas uma pessoa, a qual é responsável por “manobrar”, de modo que o seu garfo fique posicionado por baixo do palete, acionar a alavanca até que o palete perca o contato com o solo e depois movimentar o palete até o seu destino final. Para deixar o palete no local de destino, o operador precisa apenas apertar uma pequena alavanca, com a mão direita, similar ao freio de uma bicicleta.

Benefícios da paleteira

  • Melhor custo benefício;[1]
  • Sistema de conexão entre a barra de reboque e suas rodas de direção que possibilita na diminuição de força do usuário;
  • Fácil manutenção.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Comments are closed

Comentários

Nenhum comentário para mostrar.